Alfama em Lisboa: o que fazer no bairro

Confira os principais pontos de interesse de Alfama em Lisboa. 

Alfama é o mais histórico bairro da capital portuguesa.

Seu nome deriva do árabe (al-hamma), que significa banhos (ou banhos termais). Isso porque, antigamente, a região era habitada pelos mouros, responsáveis pela construção do distrito e de toda sua atmosfera. Naquela época, Alfama era uma área residencial de classe alta. 

A maioria dos prédios de Alfama resistiu ao terremoto de 1755, que destruiu quase completamente a cidade, especialmente a região da Baixa. Com o passar dos anos e desenvolvimento de outras regiões da cidade, a classe alta saiu do bairro, tornando Alfama local de residencia de operários e pescadores. 

Várias são as atrações e garantimos que não faltarão motivos para você se apaixonar por este local único em Lisboa!

alfama em lisboa

Varais com roupas penduradas, edifício históricos, ladeiras, labirintos e tascas, muitas tascas. 

Alfama é o mais pitoresco dos bairros de Lisboa. Por aqui estão localizados muitos restaurantes e tascas deliciosas, os melhores miradouros da cidade, o Museu do Fado, o Castelo de São Jorge, a Catedral da Sé e o Panteão Nacional.

Indicamos que você dedique uma manhã, tarde ou noite para conhecer um pouco da região. Se puder ficar mais tempo, melhor ainda!

Claro que visitar Alfama não deve ser somente ir aos pontos turísticos e pronto. O melhor do bairro está nos detalhes, nas vistas, sons e claro, a vibração única do local.




Vamos aos detalhes de Alfama em Lisboa?

A seguir, separamos os principais pontos de interesse de Alfama em Lisboa:

Catedral da Sé

A Catedral da Sé é um simbolo para visitar no bairro Alfama em Lisboa e obrigatório numa viagem à capital.

Em 1150, três anos depois de Lisboa ter sido recapturada dos mouros, Afonso Henriques construiu uma catedral para o primeiro bispo de Lisboa.

“Sé” vem de Sedes Episcopalis, a moradia do bispo. Devastada por três tremores de terra no século XIV e pelo terremoto de 1755, a Catedral foi sendo reformada ao longo dos séculos. A construção atual mistura vários estilos arquitetônicos.

Por aqui passa outro ícone do bairro e da capital: os famosos bondinhos (ou elétricos). O elétrico 28 tem como primeira parada a Catedral da Sé. 

Santo Antônio, que era português, foi batizado aqui.

Vale lembrar que o Santo também é o padroeiro da cidade. Dentre as festas mais importantes da cidade, podemos citar a festa de Santo Antônio, que ocorre do dia 12 para 13 de junho e é muito animada, especialmente em Alfama. 

Nos largos e vielas medievais, é comum comer sardinha assada e caldo verde, além de curtir muita música e dança a noite toda. 

Endereço: Largo da Sé, 1100-585, Lisboa.

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é de origem árabe e está situado no topo da cidade e de Alfama. 

Após reconquistar Lisboa dos mouros em 1147, o rei Afonso Henriques transformou a cidadela mourisca do topo da colina na residência dos reis portugueses – o Castelo de São Jorge.

Em 1511, Manuel I ergueu um palácio mais luxuoso, na atual Praça do Comércio, e o Castelo se transformou em teatro, prisão e depósito de armas. Após o terremoto de 1755, a fortaleza ficou em ruínas até 1938, quando Salazar começou uma reforma geral, reconstruindo as muralhas “medievais” e acrescentando jardins e aves selvagens.

O castelo pode não ser autentico, mas os jardins e ruas do bairro de Santa Cruz, dentro das muralhas, oferecem boas caminhadas e seu posicionamento, no topo da colina, permite uma vista privilegiada sobre toda a cidade de Lisboa.

Endereço: R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129, Lisboa.

Miradouro de Santa Luzia e das Portas do Sol

Em Alfama, não faltam lugares para admirar vistas panorâmicas da cidade. O Miradouro de Santa Luzia é um dos mais famosos mirantes de Lisboa, com ampla e belíssima vista sobre Alfama e o rio Tejo.

É também um local maravilhoso para acompanhar o pôr do sol. O bondinho 28 passa por aqui, deixando tudo mais charmoso e único. 

O Miradouro Santa Luzia fica bem pertinho e também é um lugar imperdível, não deixe de conferir. 

+ Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa? Compare várias seguradoras neste Site de Busca de Seguros Online. O orçamento sai na hora!

Panteão Nacional

O Panteão Nacional destina-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País.

Aqui estão sepultados heróis nacionais como Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Amália Rodrigues, dentre outros.

+ Compre o Lisboa Card e garanta transporte público e acesso a inúmeros monumentos da capital portuguesa, como o Panteão Nacional, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Arco da Rua Augusta, etc, além de desconto em vários outros passeios !

Endereço: Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa.




Feira da Ladra

A Feira da Ladra é uma feira histórica do bairro de Alfama. Por aqui você encontrará muitas antiguidades, dentre selos, livros, discos de vinil, roupas usadas, ladrilhos e também muita quinquilharia (rs).

Como toda feirinha de artigos antigos, é necessário garimpar. 

De toda forma, a visita vale a pena. 

Endereço: Campo de Santa Clara, Lisboa – funcionando de terça e sábado, das 09:00 as 16:00. 

Museu do Fado

O fado surgiu no século XIX, nas ruas e bares, mais precisamente no bairro de Alfama em Lisboa.

Justamente por isso, visitando Alfama é possível sentir a expressão musical em sua melhor forma. Pelo bairro existem mais de 50 lugares onde é possível apreciar o estilo musical português.

Sendo assim, não poderia haver melhor local para abrigar um Museu voltado ao Fado.

Inaugurado em 1998, o Museu do Fado é dedicado à canção urbana de Lisboa, buscando preservar e divulgar o universo do Fado e da Guitarra Portuguesa.

Este espaço conta uma exposição permanente, exposições temporárias, centro de documentação, loja temática, auditório,  restaurante e a Escola do Museu, onde são ministrados cursos.

Endereço: Largo Chafariz de Dentro 1, 1100-139, Lisboa.

Se você gostou de Alfama em Lisboa, pode se interessar também pelo Chiado e Bairro Alto.

Agora que você já sabe  tudo sobre Alfama em Lisboa, aproveite e siga-nos no Face e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Agora que você já conhece o bairro Alfama em Lisboa, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

VEJA TAMBÉM:

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Grupo Viajar é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por fotografia e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...