Baixa em Lisboa: o que fazer no bairro

Confira os principais pontos de interesse na Baixa em Lisboa.

Baixa ou Baixa Pombalina é um dos bairros mais antigos de Lisboa e abriga alguns dos monumentos mais conhecidos da capital portuguesa: a Praça do Comercio, a Rua Augusta, o Elevador de Santa Justa, a Praça do Rossio, dentre outros.

É interessante saber que o terremoto de 1755 devastou a região da Baixa, que acabou sendo reconstruída por Marquês de Pombal, daí veio o nome Baixa Pombalina.

Com a reedificação, a região passou a ser um dos primeiros bairros com planejamento urbano da história, contando com uma construção antissísmica, ou seja, prevenida contra incêndios e sismos.

Devido à sua localização central, é o bairro mais visitado da cidade e passagem obrigatória em Lisboa.

baixa em lisboa

Você terá fácil acesso ao bairro Baixa em Lisboa pelos metrôs: Terreiro do Paço, Rossio e Restauradores.

Muitos são os motivos para que você reserve uma manhã, tarde ou noite para conhecer a Baixa em Lisboa. Neste artigo, pretendemos demonstrar apenas algumas das imperdíveis atrações na região.




Confira a seguir os principais pontos de interesse da Baixa em Lisboa:

Praça do Comércio

Ocupando 36.000 m², esta é uma das maiores praças da Europa, além de ser a maior e mais conhecida de Lisboa.

A área também é conhecida como Terreiro do Paço pois abrigou o Palácio Real português por 400 anos. Manuel I transferiu a residência real do Castelo de São Jorge para este local em 1511.

Durante a Era dos Descobrimentos (entre o século XV e XVI), com localização à beira do Rio Tejo, este era o centro da vida dos lisboetas e a porta de entrada para o mar.

Tratava-se do local de desembarque e comércio: ouro, pau-brasil, especiarias, animais e escravos eram negociados ali.

É curioso saber que o Terreiro do Paço é mais um local que foi destruído pelo grande terremoto de 1755.

A reconstrução, por Marquês de Pombal, nos trouxe a Praça do Comércio como conhecemos hoje – com seus prédios amarelos e monumentos como a estátua em homenagem ao rei D. José I e o Arco Triunfal.

Atualmente a praça é utilizada para eventos culturais, passagens de ano e espetáculos esporádicos.

Não deixe de visitar, afinal, é um dos locais mais importantes na Baixa em Lisboa, por sua história, beleza arquitetônica e vista para o Rio Tejo.

Endereço: Praça do Comércio, 1100-148, Lisboa.

Metrô: Terreiro do Paço.

+ Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card 24, 48 ou 72 horas. Confira aqui!

Museu da Cerveja

Museu da Cerveja, fundado em 2012, foi criado para ser um centro de cultura e gastronomia.

Na área térrea, encontra-se uma cervejaria que recria espaços tradicionais da produção de cervejas portuguesas, além de servir petiscos típicos da região como o bolinho de bacalhau.

No primeiro andar, situa-se um acervo histórico, contando a história das cervejarias e sua evolução em países de língua portuguesa, como Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe.

O local funciona das 12h às 24h e a entrada custa 5 euros, incluindo degustação de cerveja.

+ Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa? Compare várias seguradoras neste Site de Busca de Seguros Online. O orçamento sai na hora!

Rua Augusta

Uma agitada rua de pedestres, decorada com calçadas em mosaico e ladeada por butiques e cafés ao ar livre, a Augusta é a principal rua turística e mais elegante da Baixa. Artistas de rua garantem a diversão.

O triunfal Arco da Rua Augusta que emoldura a estátua de D. José I na praça do Comércio se destaca no conjunto.




Elevador de Santa Justa 

Conhecido também como Elevador do Carmo, este elevador neogótico é um dos marcos mais excêntricos da Baixa.

Foi construído no inicio do século pelo arquiteto Raoul du Ponsard, um aprendiz de Gustave Eiffel, que projetou a Torre Eiffel.

Feito de ferro e decorado com filigrana, o elevador dentro da torre funciona regularmente entre a Baixa e o Bairro Alto, 32 m acima e é a forma mais conveniente de chegar à parte superior da cidade.

O ponto mais alto da torre, acessível através de uma estreita escadaria em espiral é ocupado por mesas de um café.

Este local privilegiado oferece vistas esplendidas do Rossio, das ruas em rede da Baixa, do castelo na colina, do rio e das ruínas da Igreja do Carmo.

Endereço: R. do Ouro, 1150-060 Lisboa.

Praça do Rossio

A Praça do Rossio ou Praça D. Pedro IV é a região mais animada da cidade.

O local funciona como ponto de encontro de lisboetas e turistas já que abriga diversas lojas e alguns dos mais famosos bares e restaurantes da cidade.

Um dos destaques da praça é o pavimento em calçada portuguesa (aquela reproduzida nas praias do Rio de Janeiro) e a estátua erguida em homenagem à Dom Pedro IV (o Dom Pedro I – primeiro imperador do Brasil)

A Praça do Rossio foi palco de inúmeros eventos, como touradas, festivais, paradas militares e também foi devastada pelo terremoto de 1755, sendo reconstruída por Marquês de Pombal.

Um dos principais pontos de interesse da praça é também um dos mais históricos cafés literários de Lisboa: o Café Nicola, fundado no século XVIII.

O local foi frequentado por conhecidos escritores, artistas e políticos. Dentre seus assíduos frequentadores, destaca-se o poeta Manuel Bocage.

Ao redor da praça também estão localizados o Teatro Nacional D. Maria II e a bela Estação do Rossio.

Endereço: Praça Dom Pedro IV, Lisboa.

Metrô: Rossio.

A Ginjinha

Outro ponto imperdível nos arredores da Praça do Rossio, no Largo de São Domingos, é a casa “A Ginjinha”, fundada em 1840.

Aqui você poderá experimentar uma das mais típicas bebidas portuguesas, a ginja.

Também denominada por “Ginjinha de Óbidos”, o licor tem um forte sabor, intensamente perfumado com o agridoce das ginjas. De cor vermelho escuro, o licor apresenta duas variedades distintas: o licor simples e o licor com frutos no seu interior, por vezes aromatizado com baunilha ou um pau de canela.

Conforme o nome sugere, a bebida é típica da cidade de Óbidos, mas você poderá provar nesta casa tradicional do licor, na Baixa em Lisboa.

É muito gostosa. Experimente!




Praça dos Restauradores

É uma enorme praça situada entre a Avenida Liberdade e o Rossio.

O local conta com um obelisco no seu centro, com 30 metros de altura. O monumento é uma homenagem a todos aqueles que morreram na restauração da coroa portuguesa após 60 anos de domínio espanhol.

Na Praça dos Restauradores você encontrará vários edifícios importantes, como o Palácio Foz e também o Elevador da Glória, que faz a ponte entre a Baixa Pombalina e o Bairro Alto numa viagem de 265 metros para cima e para baixo. É muito gostoso!

O Elevador da Glória é um dos poucos bondinhos que restam em Lisboa e um dos mais visitados pelos turistas: foi inaugurado em 1885 e classificado como monumento nacional 2002.

Endereço: Calçada da Glória 6, Lisboa.

Dentre os vários restaurantes disponíveis na praça, não podemos deixar de mencionar o Hard Rock Café Lisboa, na Avenida Liberdade.

É um excelente local para curtir um final de tarde.

Se você gostou da Baixa em Lisboa, pode se interessar também pelo Chiado, Bairro Alto e Alfama.

Então é isso, até a próxima! 😉




Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

  • Agora que você sabe o que fazer na Baixa em Lisboa, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

VEJA TAMBÉM:

 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Grupo Viajar é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por fotografia e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...