Pontos turisticos de Lisboa

Os pontos turisticos de Lisboa são inúmeros e todos bem interessantes! 

A capital portuguesa é uma cidade histórica que conta com muitas atrações para agradar os mais diversos tipos de pessoas, seja quem gosta de compras, boa gastronomia, monumentos históricos, belas paisagens, museus, dentre outros. 

A seguir separamos alguns dos principais locais de interesse para você começar a planejar sua viagem pela capital de Portugal. 

Confira os principais pontos turisticos de Lisboa, locais e monumentos da cidade:

TORRE DE BELÉM

Com construção datada de 1515, a Torre de Belém é um dos maiores ícones da capital portuguesa. Na margem do rio Tejo para servir como fortaleza defensora da entrada do porto de Lisboa pelo rio, a Torre é considerada uma das 7 maravilhas de Portugal e Patrimônio Mundial pela UNESCO.

É uma das visitas imperdíveis em Lisboa e um passeio muito agradável, pois à margem do maravilhoso Rio Tejo. 

Endereço: Avenida de Brasilia, 1400, Lisboa.

MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS

Juntamente com a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Arcadas abobadas e colunas ricamente entalhadas com folhas, animais exóticos e instrumentos de navegação decoram o claustro manuelino do Mosteiro dos Jerônimos. É um monumentos à riqueza da Era dos Descobrimentos

Antigo dormitório dos monges, o museu abriga o principal centro de pesquisa arqueológica de Portugal: os túmulos de Vasco da Gama, Luis Vaz de Camões e Fernando Pessoa estão aqui.

Endereço: Praça do Império 1400-206 Lisboa.

MUSEU DA MARINHA

O Museu Marítimo foi inaugurado em 1962 na ala leste do Mosteiro dos Jerônimos. Era nesse local, uma capela construída por Henrique, o Navegador, que os navegantes assistiam à missa antes de embarcar para sua históricas viagens.

Um salão dedicado aos descobrimentos ilustra o rápido progresso na construção de embarcações a partir de meados do século XV, alavancado pelas experiências dos exploradores de grandes distâncias.

Pequenas réplicas mostram a transição do veleiro à embarcação de vela redonda, até a nau portuguesa. Também estão expostos objetos de navegação ligados aos descobrimentos, como astrolábios e réplicas de mapas do século XVI, que mostram como era o mundo conhecido então. 

Endereço: Praça do Império, 1400-206, Lisboa.

PONTE 25 DE ABRIL 

A Ponte 25 de abril é um dos pontos turisticos de Lisboa mais conhecidos.

Originalmente chamada de Ponte Salazar, pois foi o ditador que mandou contruí-la em 1966, a Ponte recebeu o novo nome para comemorar a revolução de 25 de abril de 1974, que restaurou a democracia em Portugal.

Inspirada na Golden Gate Bridge de San Francisco, esta construção de aço se estende por 2 km.

Endereço: Ponte 25 de Abril, Lisboa.

Padrão dos Descobrimentos

Estrategicamente localizado na beira do rio Tejo em Belém, o Padrão dos Descobrimentos foi construído em 1960 para celebrar o quinto centenário da morte de Henrique, o Navegador.

O monumento de 52 m de altura, encomendado pelo governo de Salazar, homenageia os navegantes, patronos reais e todos os que participaram o rápido desenvolvimento da Era dos Descobrimentos em Portugal. 

Na calçada em frente ao Padrão, está uma bússola na calçada e é outro dos pontos turisticos de Lisboa imperdíveis. 

Endereço: Av. Brasília, 1400-038, Lisboa.

PRAÇA DO COMÉRCIO

Essa imensa área abrigou o palácio real por 400 anos, por isso, é a mais conhecida pelos lisboetas como Terreiro do Paço.

Manual I transferiu a residência real do Castelo de São Jorge para este local na beira do rio, e portanto mais conveniente, em 1511. 

No centro da Praça do Comércio, fica a estátua equestre do rei José I.

O imponente arco triunfal, no lado norte da praça, conduz à Rua Augusta, e é o portão de entrada da Baixa.

O arco é decorado com estátuas de figuras históricas como Vasco da Gama e o Marquês de Pombal.

Endereço: Praça do Comércio, 1100-148, Lisboa.

RUA AUGUSTA

rua augusta

Uma agitada rua de pedestres, decorada com calçadas em mosaico e ladeada por butiques e cafés ao ar livre, a Augusta é a principal rua turística e mais elegante da Baixa. Artistas de rua garantem a diversão.

O triunfal Arco da Rua Augusta que emoldura a estádua de José I na praça do Comércio se destaca no conjunto. 

CASTELO DE SÃO JORGE

Após reconquistar Lisboa dos mouros em 1147, o rei Afonso Henriques transformou a cidadela mourisca do topo da colina na residência dos reis portugueses – o Castelo de São Jorge.

Em 1511, Manuel I ergueu um palácio mais luxuoso, na atual Praça do Comércio, e o Castelo se transformou em teatro, prisão e depósito de armas. Após o terremoto de 1755, a fortaleza ficou em ruínas até 1938, quando Salazar começou uma reforma geral, reconstruindo as muralhas “medievais” e acrescentando jardins e aves selvagens.

O castelo pode não ser autentico, mas os jardins e ruas do bairro de Santa Cruz, dentro das muralhas, oferecem boas caminhadas e belas vistas de Lisboa. 

Endereço: R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129, Lisboa.

CATEDRAL DA SÉ

A Catedral da Sé é outro ícone e um dos pontos turisticos de Lisboa obrigatórios numa viagem à capital.

Em 1150, três anos depois de Lisboa ter sido recapturada dos mouros, Afonso Henriques construiu uma catedral para o primeiro bispo de Lisboa.

“Sé” vem de Sedes Episcopalis, a moradia do bispo. Devastada por três tremores de terra no século 14 e pelo terremoto de 1755, a catedral foi sendo reformada ao longo dos séculos. A construção atual mistura vários estilos arquitetônicos. 

Endereço: Largo da Sé, 1100-585, Lisboa.

OCEANÁRIO DE LISBOA

Construído em 1998, o oceanário constitui-se de um aquário público e instituição de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia.

É o segundo maior da Península Ibérica, contendo uma extensa coleção de espécies, aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos. 

Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº, 1990-005, Lisboa.

MUSEU NACIONAL DOS COCHES

O acervo de carruagens do museu é um dos mais belos da Europa.

Começa com a simples carruagem do século XVII de couro vermelho e madeira de Filipe II da Espanha, depois, os exemplares se tornam cada vez mais suntuosos, forrados com veludo vermelho e ouro e decorados por fora com muitos entalhes, alegorias e brasões. 

É museu é um muito interessante que vale a visita.

Endereço: Av. da Índia 136, 1300-004, Lisboa.

PONTE VASCO DA GAMA

A Ponte Vasco da Gama é outra obra recente de Lisboa. A construção foi concluída em 1998 para a abertura da Exposição Mundial.

Com 12,3 de comprimento, é uma das mais longas pontes da Europa e uma das mais extensas do mundo. Além do mais, é uma obra arquitetônica belíssima.

Aproveite a paisagem da ponte para o Parque das Nações, uma das áreas mais modernas em Lisboa. 

MUSEU NACIONAL DO AZULEJO

O Convento da Madre de Deus foi fundado por dona Leonor, viúva do Rei D. João II, em 1509.

Painéis, azulejos e fotografias traçam a evolução da fabricação dessas peças – sua introdução pelos mouros, a influência espanhola, o desenvolvimento do estilo português e os dias de hoje. 

Endereço: R. Me. Deus 4, 1900-312, Lisboa.

MUSEU DO FADO

Inaugurado em 1998, em Alfama, o Museu do Fado é dedicado à canção urbana de Lisboa.

Este espaço conta uma exposição permanente, exposições temporárias, centro de documentação, loja temática, auditório,  restaurante e a Escola do Museu, onde são ministrados cursos.

Endereço: Largo Chafariz de Dentro 1, 1100-139, Lisboa.

ELEVADOR DE SANTA JUSTA 

Conhecido também como Elevador do Carmo, este elevador neogótico é um dos marcos mais excêntricos da Baixa.

Foi construído no inicio do século pelo arquiteto Raoul du Ponsard, um aprendiz de Gustave Eiffel, que projetou a Torre Eiffel.

Feito de ferro e decorado com filigrana, o elevador dentro da torre funciona regularmente entre a Baixa e o Bairro Alto, 32 m acima e é a forma mais conveniente de chegar à parte superior da cidade.

O ponto mais alto da torre, acessível através de uma estreita escadaria em espiral é ocupado por mesas de um café.

Este local privilegiado oferece vistas esplendidas do Rossio, das ruas em rede da Baixa, do castelo na colina, do rio e das ruínas da Igreja do Carmo. 

Endereço: R. do Ouro, 1150-060 Lisboa.

CRISTO REI 

Sim. A estátua Cristo Rei foi inspirada no Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Ela fica na margem sul do Tejo. A figura de Cristo de 28 metros de altura com braços abertos, sobre um enorme pedestal, foi construída por Francisco Franco em 1949-59, por sugestão do primeiro ministro Salazar.

Um elevador e alguns degraus levam o visitante ao topo do pedestal, de onde se tem belíssimas paisagens da cidade e do rio Tejo. 

Endereço: Alto do Pragal, Av. Cristo Rei, 2800-058 Almada, Portugal.

PANTEÃO NACIONAL

O Panteão Nacional destina-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País.

Aqui estão sepultados heróis nacionais como Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Amália Rodrigues, dentre outros. 

Endereço: Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa.

IGREJA DE SÃO ROQUE

A igreja foi fundada no fim do século XVI pela Ordem dos Jesuítas, então no auge do seu poder. Entre os muitos azulejos da igreja, os mais antigos e interessantes são os da terceira capela à direita, datados de meados do seculo XVI e dedicados a São Roque, santo protetor contra a peste. 

Endereço: Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa, Portugal.

Metrô: Baixa-Chiado.

PARQUE EDUARDO VII

O Parque Eduardo VII é o maior parque do centro de Lisboa. Entre a grande diversidade de ambientes, há um miradouro com lindas paisagens.

De cima para baixo você poderá avistar um jardim verde e toda a extensão do Marquês do Pombal e da Avenida da Liberdade, sem contar com vistas para o rio Tejo.

Endereço: 1070-051 Lisboa, Portugal.

Metrô: Parque.

AVENIDA DA LIBERDADE

avenida da liberdade

Este é outro dos pontos turisticos de Lisboa para incluir na lista. O atual bulevar foi construído em 1879-82 seguindo o estilo Champs Elysées de Paris. As mais sofisticadas lojas estão localizadas neste endereço de luxo em Lisboa. 
Metrô: Avenida
 
Esses são os pontos turisticos de Lisboa que achamos mais interessantes para conhecer bem a cidade. 

Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

Agora que você já conhece os pontos turisticos de Lisboa, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.




VEJA TAMBÉM: 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Grupo Viajar é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por fotografia e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...