Chiado em Lisboa: o que fazer no bairro

Confira os principais pontos de interesse no Chiado em Lisboa.

Localizado entre a Baixa e o Bairro Alto, o Chiado em Lisboa é um dos bairros mais simbólicos da capital portuguesa, sobretudo, por sua história. Ele foi frequentado por escritores, poetas, artistas e intelectuais.

Atualmente, o bairro é mais conhecido por suas lojas, cafés e restaurantes.  

Entre os edifícios, monumentos e locais de maior interesse, destacam-se a Livraria Bertrand, o Café à Brasileira, a Manteigaria União e o shopping Armazéns do Chiado.

Acesso ao bairro Chiado pelo metrô: Baixa-Chiado.

Muitos são os motivos para que você reserve uma manhã, tarde ou noite para conhecer o Chiado em Lisboa. Neste artigo, pretendemos demonstrar apenas algumas das imperdíveis atrações na região.

Esta é uma área bem centralizada e em nossos roteiros sempre indicamos desfrutar dessa cosmopolita região da capital portuguesa.

Também indicamos aqui que você se hospede no bairro para aproveitar o que há de melhor na cidade.

Confira a seguir os principais pontos de interesse no Chiado em Lisboa:

Café à Brasileira

O Café à Brasileira ou Brasileira do Chiado (como é conhecido pelos lisboetas) é o principal ponto turístico do bairro.

Fundado em novembro de 1905 por Adriano Telles, que oferecia aos seus clientes o “genuíno café brasileiro”, o café tornou-se ponto de encontro da elite intelectual portuguesa.

Dentre as figuras que frequentavam o café, o escritor e poeta conhecido e admirado por todos nós, Fernando Pessoa.

No local foi construída uma escultura em bronze em homenagem ao poeta.


Você poderá se sentar ao lado da estátua dele para tirar aquela foto típica. Que tal?!

Endereço: R. Garrett 122, Lisboa, Portugal.

+ Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa? Compare várias seguradoras neste Site de Busca de Seguros Online. O orçamento sai na hora!

Livraria Bertrand

Ainda na Rua Garrett, outro ponto de interesse simbólico do Chiado em Lisboa, será a Livraria Bertrand.

Fundada em 1732, carrega o título de Livraria mais antiga do mundo. Isso porque desde que inaugurou, nunca deixou de funcionar.

A Bertrand foi aberta por Peter Faure como centro de arte e vida intelectual de Lisboa. Ela não está neste local desde 1732, mas apenas a partir de 1755, quando a loja original foi destruída pelo grande terremoto que arrasou grande parte da cidade.

By 69joehawkins [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons

Hoje, a Bertrand Livreiros é o nome de uma rede com 53 livrarias espalhadas pelo país.

Vale a visita, afinal, não é todo dia que temos a possibilidade de visitar um local presente no Guiness Book, não é mesmo?

Endereço: Rua Garrett, 73, Lisboa.

+ Compre o Lisboa Card e garanta transporte público e acesso a inúmeros monumentos da capital portuguesa, como o Panteão Nacional, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Arco da Rua Augusta, etc, além de desconto em vários outros passeios !

Manteigaria União

Na antiga sede da Manteigaria União, fechada em 1975, abriu em Lisboa um novo endereço para apreciar o delicioso pastel de nata. O doce português mais famoso do mundo.

Os pastéis de nata da Manteigaria são confeccionados artesanalmente. Quentinho e saboroso, portugueses e turistas adoram apreciar essa delícia!  Aproveite que estará pelo bairro e experimente também!

Endereço: Rua do Loreto, 2, Lisboa.




Armazéns do Chiado

By Threeohsix [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], from Wikimedia Commons

Como mencionamos acima, o Chiado atualmente é conhecido como ponto comercial vibrante na cidade. São muitas lojas espalhadas pelo bairro e muitas chamam atenção dos turistas.

Local interessante de se visitar, o Armazéns do Chiado é um shopping center com lojas que adoramos como Sephora, A Loja do Gato Preto, Starbucks, Fnac e Mango.

Endereço: R. do Carmo 51-1, Lisboa, Portugal.

Convento do Carmo

O conjunto, que já foi a principal igreja gótica de Lisboa, concorrendo com a própria Catedral da Sé, foi destruído pelo Terremoto de 1755 e nunca foi reconstruído.

O local constitui-se em um dos principais testemunhos da catástrofe ainda visíveis na cidade. Atualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.  

Endereço: Largo do Carmo, Lisboa, Portugal.

Praça Luís de Camões

A Praça Luís de Camões conta com uma estátua de Camões, autor de Os Lusíadas.

Além da estátua, essa praça não tem nada de mais, mas ela separa o Chiado em Lisboa do Bairro Alto, portanto, é um ponto importante para se situar na cidade.

Outras lojas e endereços do Chiado em Lisboa:

A vida portuguesa

Endereço: R. Anchieta 11, Lisboa, Portugal.

Wine not?

Endereço: R. Ivens 45, Lisboa, Portugal.

H&M

Endereço: R. do Carmo 42, Lisboa, Portugal.

Gelados Santini

Endereço: R. do Carmo 9, Lisboa, Portugal

Zara Home

Endereço: R. do Carmo 45, Lisboa, Portugal

Se você gostou do Chiado em Lisboa, pode se interessar também pela Baixa, Bairro Alto e Alfama.

Então é isso, espero que tenham gostado ! 😉




Você sabia que Seguro Viagem é obrigatório na Europa?

  • Agora que você sabe o que fazer no Chiado em Lisboa, outra dica valiosa que reforçamos sempre é a importância do Seguro Viagem Internacional. Para cotar o seu, clique neste Site de Busca de Seguros On-Line. É garantia de economia, isso sem contar que dá p/ parcelar em 6 sem juros! Não deixe de conferir.

Procurando um hotel? Reserve com o Booking!

  • No Booking.com você encontra acomodações para se hospedar. Em Lisboa, ele oferece mais de 4.286 hotéis, hostels e apartamentos. No site, você poderá ver a cotação do hotel em reais, reservar sem compromisso e só pagar ao fazer o check in. Faça sua reserva agora mesmo!

VEJA TAMBÉM:

 

Valéria Durães

A idealizadora e autora do Grupo Viajar é advogada por profissão e blogueira por paixão. Adora conhecer novas culturas, línguas e locais, assim como tem paixão por fotografia e história. Estudiosa e entusiasta sobre roteiros de viagem, tem como objetivo ajudar você a tirar do papel aquela tão sonhada viagem, organizando e deixando tudo com a sua cara, através de informações práticas e pequenas dicas.

Você pode gostar...